quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A Aprendizagem colaborativa na prática: A Escola Vila






 Ano passado estive na Escola Vila (Fortaleza,Ceará) em visita como meus alunos de Graduação em Psicologia. Queria mostra-los uma Escola que é conhecida por ser “diferente” das tradicionais. Para mim, a Vila é um exemplo de escola que utiliza a Aprendizagem colaborativa, na qual os alunos e os professores estão em constante diálogo  e interação em diferentes espaços, vendo matérias que, muitas vezes, são vistas como “dispensáveis” por aqueles que tem a mentalidade voltada para o vestibular, tais como teatro, música, marcenaria, etc....Lembro que uma das coisas que mais chamou minha atenção foi a forma de avaliação adotada por eles, pois os alunos também dão notas para os seus colegas de classe. Não é interessante?? Acho que tem tudo haver com a co-responsabilidade que todos os membros de um grupo possuem pela aprendizagem uns dos outros, princípio da Aprendizagem colaborativa. Segue o link da Vila para quem tiver interesse de conhecer mais sobre essa Escola: http://www.escolavila.com.br/ . Vale a pena conhecer!

Um comentário:

  1. Professora Rebeca.
    Adoro testemunhos sobre educação pois são inquestionáveis e enriquecedores.
    Muito interessante o link da escola me interessou bastante a aprendizagem colaborativa principalmente o modelo de avaliação.
    J Cristofilo

    ResponderExcluir