terça-feira, 6 de novembro de 2012

Reflexões sobre a Aprendizagem Colaborativa na web......




  A ideia de uma educação onde a “interação” e o “engajamento mútuo” (Pilares da Educação Colaborativa, conforme Dillenbourg, 1999) em contraposição bancária muito me alegra, pois eu nunca fui uma aluna do “estilo bancário”. Sempre tive um espírito questionador e indagador e muito me lamentava o fato de não ter espaço para expor minhas ideias acerca do que eu lia sobre o mundo.  Neste sentido, sou bastante freiriana pois acredito que cada pessoa pode aprender desde que lhe sejam oferecidas condições favoráveis para tal. Sá e Sobrinho apontam (texto “Aprendizagem colaborativa assistida por computador- cscl: primeiros olhares”) que na aprendizagem colaborativa, o conhecimento é visto como um constructo social, no qual “cada membro do grupo é responsável pela sua aprendizagem e pela dos outros elementos, promovendo uma rede de interações sociais em que professores e alunos são envolvidos para a construção de um objetivo comum, no qual a colaboração ativa e a avaliação de todos são essenciais”. 



Interação e comunicação, para mim, são a chave de um aprendizado mais rico, refletivo e conectado com a realidade do aprendiz, o que torna a aquisição de conhecimento não uma obrigação, mas sim um prazer!! O interessante a pontuar é que esta lógica também pode ser adotada nas metodologias online que utiliza recursos de informática para mediar estas relações, tentando torna-las mais interativas com o intuito de romper com a lógica depositária do ensino bancário. Esta visão acerca da aprendizagem online muito me alegra, pois um dos meus medos era que, devido à “ausência” dos encontros presencias, a interação e a troca de ideias se perdesse....

Um comentário:

  1. Professora Rebeca.
    O fato de sermos dialéticos ou termos uma postura inovadora na educação muitas vezes nos causa decepções.
    A educação bancaria é ainda utilizada, pois muitas pessoas ligadas as escolas não querem deixar sua “zona de conforto” então ficamos como que ilhados dentre uma serie de obstáculos.
    Como você citou “não ter espaço para suas ideias” torna nossa luta mais difícil mas as pequenas conquistas são mais valorizadas.
    Como citei no comentário anterior sempre que possível vamos vivenciar a aplicação de bases teóricas como na escola em que você visitou.
    Sucesso.

    ResponderExcluir