A
ideia de uma educação onde a “interação” e o “engajamento mútuo” (Pilares da
Educação Colaborativa, conforme Dillenbourg, 1999) em contraposição bancária
muito me alegra, pois eu nunca fui uma aluna do “estilo bancário”. Sempre tive
um espírito questionador e indagador e muito me lamentava o fato de não ter
espaço para expor minhas ideias acerca do que eu lia sobre o mundo. Neste sentido, sou bastante freiriana pois
acredito que cada pessoa pode aprender desde que lhe sejam oferecidas condições
favoráveis para tal. Sá e Sobrinho apontam (texto “Aprendizagem colaborativa assistida por computador- cscl: primeiros
olhares”) que na aprendizagem colaborativa, o conhecimento é visto como um constructo social, no qual “cada
membro do grupo é responsável pela sua aprendizagem e pela dos outros
elementos, promovendo uma rede de interações sociais em que professores e
alunos são envolvidos para a construção de um objetivo comum, no qual a
colaboração ativa e a avaliação de todos são essenciais”.
Interação e comunicação,
para mim, são a chave de um aprendizado mais rico, refletivo e conectado com a
realidade do aprendiz, o que torna a aquisição de conhecimento não uma
obrigação, mas sim um prazer!! O interessante a pontuar é que esta lógica
também pode ser adotada nas metodologias online
que utiliza recursos de informática para mediar estas relações, tentando torna-las
mais interativas com o intuito de romper com a lógica depositária do ensino
bancário. Esta visão acerca da aprendizagem online
muito me alegra, pois um dos meus medos era que, devido à “ausência” dos
encontros presencias, a interação e a troca de ideias se perdesse....
Professora Rebeca.
ResponderExcluirO fato de sermos dialéticos ou termos uma postura inovadora na educação muitas vezes nos causa decepções.
A educação bancaria é ainda utilizada, pois muitas pessoas ligadas as escolas não querem deixar sua “zona de conforto” então ficamos como que ilhados dentre uma serie de obstáculos.
Como você citou “não ter espaço para suas ideias” torna nossa luta mais difícil mas as pequenas conquistas são mais valorizadas.
Como citei no comentário anterior sempre que possível vamos vivenciar a aplicação de bases teóricas como na escola em que você visitou.
Sucesso.